O lançamento do Volkswagen Polo em 2018 gerou um debate apaixonado nas redes sociais: afinal, o design lembrava muito o ícone Gol, o carro mais vendido da história do Brasil. 

Hoje, com o Gol aposentado, a resposta é clara: o Polo não apenas se assemelha ao Gol em sua essência popular e confiável, mas o sucede com uma evolução massiva em tecnologia e segurança.

O Volkswagen Polo não só assumiu o papel de carro de volume da marca, como também conquistou o topo do mercado. 

Ele é atualmente o carro de passeio mais vendido do Brasil no acumulado de 2025, um feito que só o Gol havia conseguido por décadas, provando que a estratégia da marca deu certo.

Conforto e dirigibilidade: o poder da plataforma MQB


A principal diferença entre os dois modelos não está na estética, mas na plataforma. O Polo é construído sobre a moderna Plataforma MQB, que oferece ganhos cruciais em estabilidade e segurança. 


O MQB é a espinha dorsal de veículos maiores da marca, o que confere ao Polo uma sensação de "carro maior".

Vantagens da dirigibilidade MQB

  • Rigidez estrutural: a carroceria é mais firme e a construção é mais sólida que a do Gol, o que se traduz em maior segurança passiva e melhor desempenho em curvas.

  • Ergonomia aprimorada: a posição de dirigir do Polo é superior à do Gol, com ajuste do volante em altura e profundidade e bancos que acomodam melhor o corpo. Isso torna as longas viagens mais confortáveis, algo que sempre foi um ponto fraco do Gol.

  • Suspensão e freios: o Polo utiliza suspensão dianteira tipo McPherson e traseira por eixo de torção, um ajuste que, combinado à plataforma moderna, proporciona uma condução mais controlada e menos "dura" no dia a dia. Além disso, as versões mais equipadas do Polo contam com freios a disco nas quatro rodas.

O salto de segurança: o que o Polo tem que o Gol nunca teve

O Polo representa um salto gigantesco em segurança, um fator crucial para qualquer compra em 2025:

  • Airbags: o Polo já vem com 4 airbags (dianteiros e laterais na frente) de série, enquanto o Gol só possuía os dois airbags frontais obrigatórios.

  • Controles eletrônicos: itens essenciais como ESC e ASR (Controle de Estabilidade e Tração), além do Assistente de Partida em Rampa (Hill Hold Control), são de série no Polo, garantindo o controle do veículo em situações de risco ou em subidas.

  • Frenagem pós-colisão: o sistema de frenagem automática pós-colisão, presente a partir de algumas versões, ajuda a evitar colisões secundárias após um primeiro impacto, uma inovação que o Gol jamais sonhou em ter.

Motorização TSI e economia de combustível em 2025


A linha 2026 do Polo está mais potente e conectada do que nunca, mostrando o abismo tecnológico em relação ao seu antecessor.

O poder dos motores TSI e MPI

  • 1.0 Turbo TSI (170 TSI): equipando as versões intermediárias, entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, com transmissão automática de 6 marchas. Seu consumo na estrada chega a 15,3 km/l com gasolina.

  • 1.4 Turbo TSI (250 TSI - GTS): exclusivo da versão esportiva GTS, oferece 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

  • 1.0 MPI Flex: usado na versão Track (a sucessora do Gol), possui até 84 cv e torque de 10,3 kgfm. É a opção mais econômica, com autonomia rodoviária de até 769 km com gasolina.

Polo Track: o sucessor econômico

O Polo Track foca no custo-benefício, herdando o motor 1.0 MPI. Mesmo sendo a versão de entrada, já tem ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos e, o mais importante, os 4 airbags e os controles de estabilidade/tração.

Conforto e tecnologia 

O Polo não apenas ganhou em dirigibilidade e segurança, mas também em conforto e tecnologia embarcada:

  • VW Play: a central multimídia com tela de 10,1 polegadas é o coração do sistema, oferecendo alta resolução e conectividade sem fio (wireless) para Apple CarPlay e Android Auto.

  • Conveniência moderna: itens como carregador de celular por indução, saídas de ar para o banco traseiro, e aletas para troca de marchas (paddle shift) nas versões automáticas garantem a comodidade que o Gol não podia oferecer.

O sucesso de vendas faz com que o Polo tenha excelente liquidez, ou seja, é um carro fácil de vender. Isso é um diferencial financeiro para o cliente, garantindo um bom retorno na hora da troca por um novo modelo da Saga Volkswagen.

Quer sentir a diferença entre o Gol e o Polo? Visite a Saga Volkswagen mais próxima e faça um Test-Drive no Volkswagen Polo 2026!