A nova linha do Volkswagen Virtus foi revelada como um carro inédito, o que é válido já que o sedã foi redesenhado na primeira atualização de estilo desde seu lançamento no Brasil em 2018.


O Virtus 2023 chega às lojas em março com mais versões, maior oferta de motores e uma gama de equipamentos que a concorrência ainda não oferece. A lista de equipamentos também foi atualizada. 


A Volkswagen está fazendo uma grande mudança na linha do Virtus, o sedan que é sucesso de vendas da marca. O antigo modelo 1.6 MSI dará lugar ao novo Virtus 170 MSI, equipado com motor 1.0 turbo que proporciona mais potência e torque ao carro. 


Além disso, a montadora alemã está descontinuando o Virtus GTS, que será substituído pelo Virtus Exclusive, que manterá a mesma mecânica, mas terá um visual mais elegante e sofisticado. 


Com essas mudanças, a Volkswagen busca se manter na vanguarda do mercado automotivo, oferecendo aos consumidores opções modernas e tecnológicas que atendem às suas necessidades e preferências.


Ano novo, linha nova e visual novo: Design do Virtus 2023


O sedã compacto recebeu mudanças visuais notáveis e afastou qualquer semelhança com o Polo. A aparência ficou mais robusta, com elementos de estilo adicionados ao para-choque. Os faróis e lanternas foram atualizados com tecnologia LED, incluindo o farol de neblina na parte inferior do protetor. Essas alterações contribuem para uma estética mais moderna e sofisticada do veículo.


Observando os faróis do novo modelo, é possível notar semelhanças com outro modelo da mesma marca: o Nivus. De fato, os faróis e pontos inferiores são idênticos aos do SUV cupê. Por dentro, há ainda conexão com o Nivus, com volante e display multimídia também presentes no novo modelo. 


Além disso, a marca aproveitou para atualizar o logotipo, aplicando uma nova imagem de identidade. Estas semelhanças reforçam a unidade estética da gama de veículos da marca, com elementos de design partilhados entre os diferentes modelos.


O Virtus tem um comprimento maior em relação à versão anterior, medindo agora 4,56m. Este aumento é perceptível quando olhamos o sedã de perfil, o acréscimo foi de 79 mm. O comprimento extra é dividido em 69 mm na frente e 10 mm na traseira com um truque de estilo empregado no para-choques pronunciado.


Essas mudanças contribuem para uma lateral mais elegante e linhas aerodinâmicas, ao mesmo tempo em que melhoram a estabilidade e o manuseio do veículo.


Apesar das atualizações e mudanças em outros aspectos, o espaço interno do Virtus permaneceu inalterado. O entre-eixos, o espaço na cabine e a área para as pernas permanecem os mesmos da versão anterior. No entanto, um ponto forte do veículo é o tamanho do porta-malas, que comporta 521 litros, sendo um dos maiores entre os sedãs disponíveis no mercado. 


Essa capacidade oferece aos passageiros um excelente espaço para bagagem, tornando o Virtus uma opção atraente para viagens mais longas ou para aqueles que precisam transportar objetos maiores.


Lista de equipamentos novo Virtus 2023


O Virtus recebeu atualizações significativas em termos de equipamentos de segurança. Agora, o modelo conta com seis airbags, incluindo proteção para passageiros laterais. Além disso, foi adicionado o ACC (controle adaptativo de cruzeiro) e o AEB, um sistema de frenagem de emergência que aciona automaticamente os freios ao detectar obstáculos durante manobras de estacionamento. 


Essa tecnologia pode ajudar a evitar danos à lataria do veículo, além de oferecer maior segurança aos ocupantes em situações de risco. Esses recursos adicionais tornam o Virtus uma opção ainda mais atraente para aqueles que buscam segurança e tecnologia avançada em um sedã compacto.


O AEB (sistema de frenagem de emergência) presente no Virtus oferece segurança adicional em diferentes ambientes de condução. Em áreas urbanas, o equipamento monitora os arredores e pode acionar automaticamente os freios do veículo ao detectar um objeto em sua trajetória. 


Já em estradas, o sistema emite alertas sonoros e visuais em velocidades acima de 50 km/h, além de atuar nas travas de freio, proporcionando maior segurança em caso de risco iminente. Essa tecnologia avançada é um recurso importante para evitar colisões e proteger tanto os ocupantes do veículo quanto outros usuários da via.


O Virtus manteve os demais equipamentos presentes na versão mais cara anterior, como o alerta de distância entre veículos e o indicador de uso de cinto de segurança. Além disso, o sedã recebeu atualizações significativas em termos de tecnologia, incluindo um painel digital que agora é padrão em todas as versões. 


O cluster digital está disponível em duas opções de tamanho: 8 ou 10,25 polegadas, oferecendo informações importantes para o motorista de forma clara e precisa. Essa atualização tecnológica é uma das muitas melhorias que tornam o Virtus uma opção atraente para aqueles que buscam um sedan compacto com recursos avançados.