O Volkswagen Taos já nasceu campeão. Duvida? Então veja isto: o modelo foi a conquistar nota máxima no novo protocolo de testes de impacto do Latin NCAP, comprovando que, em matéria de segurança, o Taos é imbatível, em comparação com a concorrência.

Vale destacar que, no teste da Latin NCAP, as duas versões do SUV foram aprovadas considerando a proteção de adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

Em conversa com a mídia especializada, Antonio Carnielli Jr, diretor adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen, explicou como os especialistas pensaram e executaram um modelo mais seguro para o Brasil e demais países da América Latina.

O Taos – vale lembrar - conta com sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra, que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.

Desenvolvido com base na plataforma MQB, o Volkswagen ainda é equipado com detector de fadiga; sistema de frenagem pós-colisão;  6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina); controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); e alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.

Para as crianças, o SUV médio oferece os sistemas ISOFIX e top-Tether, que garantem mais proteção e facilidade para fixação e instalação de cadeirinhas infantis.

E não param por aí os benefícios de engenharia e segurança veicular no Taos Carnielli destacou, por exemplo, que todo o desenvolvimento da segurança veicular do Taos foi realizado no Brasil.

Isso garante que o veículo foi fabricado para atuar com eficiência nas nossas condições específicas de clima, temperatura e estrutura urbana.

Outra questão salientada é o compromisso da Volkswagen com a segurança: os critérios mais rígidos aplicados ao Taos vão de encontro ao DNA da marca. 

A fabricante é responsável pela maior quantidade de veículos com nota máxima no Latin Ncap da América Latina.

Taos: acima da concorrência

Mas, afinal, no que o Volkswagen Taos se difere da concorrência? A resposta é simples e dada pelo próprio Carnielli.

“O radar de ponto cego do Volkswagen é um exemplo. Ele capta sinais de longa distância e emite alertas no retrovisor”, afirma o diretor adjunto. O sistema é diferente de outros modelos, que possuem sensores de curta distância e que em muitas situações só conseguem avisar o condutor que há uma pessoa ou objeto por perto quando não existe mais tempo para realização de uma manobra.

Ainda de acordo com Antonio Carnielli Jr, o painel do Taos foi construído para ser capaz de absorver os impactos de uma colisão frontal sem transferi-los para o motorista. 

A prova disso é que o SUV apresenta boa proteção para as pernas do condutor sem a necessidade de airbags de joelho.

Os sistemas de segurança do Taos são capazes de compreender, em 25 milésimos de segundos – um quarto do tempo para um piscar de olhos – se o carro está sofrendo um impacto e acionar os sistemas de cintos de segurança e airbags. 

Essa agilidade, superior à reação humana, garante a proteção dos ocupantes do veículo.

No momento em que um acidente acontece, os cintos de segurança do SUV da VW são tensionados, os airbags acionados e o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão ativa automaticamente os freios do veículo, evitando que ele cause outro impacto.

O Volkswagen Taos também atende a legislação de proteção a pedestres, que começará a ser exigida no Brasil a partir de 2025. 

Além do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, a dianteira do SUV foi desenvolvida para, em caso de atropelamento, impulsionar a vítima para cima, mitigando o nível de lesões no pedestre.

O capô também tem chapas capazes de absorver impacto e que estão posicionadas acima de um espaço calculado para proteger o pedestre das estruturas mecânicas que podem machucá-lo.

Absolutamente incrível, não? De fato, em matéria de conforto e segurança, não tem para ninguém no segmento: é Volkswagen Taos!

Gostou de saber disso? Ótimo! Agora, que tal conhecer de perto então o melhor carro em segurança e conforto?  Venha hoje mesmo à Saga Volkswagen mais próxima de sua casa e faça um test drive no Chevrolet Taos.