O Volkswagen T-Cross conquistou o título de SUV mais vendido do Brasil em 2023, marcando um feito notável para um projeto que já enfrenta seus primeiros anos no mercado. 

Com 72.441 unidades emplacadas, o utilitário compacto não apenas superou seus próprios recordes, mas também se firmou como líder incontestável da categoria, de acordo com dados da Fenabrave, associação que representa as concessionárias.

Uma trajetória de liderança

Em 2020, o T-Cross já havia se destacado como o SUV mais vendido, com 60.119 unidades comercializadas. Contudo, foi em 2023 que o modelo atingiu seu ápice, superando a marca das 70 mil vendas em um único ano. Um marco significativo, especialmente considerando que o SUV foi lançado em fevereiro de 2019, completando seu primeiro ciclo completo no mercado em 2020.

O desempenho notável do T-Cross no mercado brasileiro pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo seu design sólido, lista de equipamentos moderna e, claro, sua impressionante eficiência e desempenho.

Desbancando Rivais: o que faz do T-Cross um sucesso contínuo?

Desde o seu lançamento, o T-Cross viu a chegada de novos concorrentes e atualizações em modelos já existentes, mas nenhum conseguiu desbancar o veterano com um projeto considerado mais antigo. O segredo do sucesso do T-Cross reside em sua abordagem inovadora, que vai além da estética.

O T-Cross foi um dos pioneiros a oferecer motores turbo (da família TSI) em todas as suas versões desde o lançamento. Com opções de motorização, como o 1.0 de três cilindros com 128 cv e 20,4 kgfm e o 1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm, o SUV proporciona um desempenho notável. Mesmo diante de concorrentes mais potentes, o T-Cross mantém uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, superando modelos como o Renegade 1.3 turbo.

Eficiência e consumo: pontos fortes do T-Cross

Além do desempenho, o T-Cross se destaca em eficiência e consumo. De acordo com o Inmetro, as versões 1.0 do T-Cross apresentam médias de 8,3 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina) na cidade, enquanto na rodovia esses números sobem para 10,1 km/l (etanol) e 14,4 km/l (gasolina). Já as versões 1.4 TSI mantêm um excelente equilíbrio, registrando médias de 8,2 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina) na cidade, e 10 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina) na rodovia.

O melhor da categoria em desempenho e espaço interno

Ao analisarmos o desempenho médio e o consumo, o T-Cross se destaca como o melhor da categoria. Suas dimensões generosas, especialmente o entre-eixos, garantem um espaço interno amplo e confortável. O modelo oferece uma lista completa de equipamentos, incluindo controles de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de frenagem de emergência, controlador de velocidade adaptativo, ar-condicionado digital, painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas.

Rumo ao futuro: T-Cross 2025

Mesmo com o atual sucesso, o T-Cross não se acomoda. Uma reestilização está prevista para o primeiro trimestre de 2025. O modelo, fabricado em São José dos Pinhais (PR), manterá o design da grade frontal, mas com inovações, como o filete de LED interligando os faróis. A traseira também receberá atualizações no para-choque, proporcionando um visual mais robusto e aventureiro.

O T-Cross 2025 manterá os motores TSI atuais: 1.0 e 1.4 turbo, ambos com câmbio automático de seis marchas. Rumores indicam a possível introdução do motor 1.5 híbrido, uma evolução do atual 1.4, visando atender às normas de emissão de poluentes que entram em vigor em 2025.

Em resumo, o Volkswagen T-Cross continua a surpreender e encantar, não apenas pela sua liderança nas vendas, mas pela sua constante inovação e compromisso com a excelência. À medida que o modelo se reinventa para os anos seguintes, a saga de sucesso do T-Cross promete se manter firme, elevando a experiência de dirigir um SUV a novos patamares de qualidade e eficiência.