O Volkswagen ID.2 é amplamente considerado pelos entusiastas e analistas como a próxima grande inovação no mercado de carros elétricos. Com um preço inicial de 25.000 euros (cerca de R$ 133.000), esse carro compacto de Wolfsburg tem o objetivo de tornar os veículos movidos a bateria mais acessíveis, impulsionando fortemente as vendas em toda a Europa.

A estratégia da Volkswagen para reduzir os preços e popularizar os carros elétricos é explicada por Arno Antlitz, Diretor Financeiro do Grupo. Ele aborda essa questão, detalhando como a empresa planeja alcançar essa meta.


Durante o evento Future of the Car organizado pelo Financial Times, Antlitz fez algumas declarações significativas. Segundo informações divulgadas pela Autocar, a Volkswagen possui várias estratégias em andamento para diminuir os custos de produção, o que terá um impacto positivo nos preços de venda. Nas palavras do diretor financeiro alemão:


"Agora podemos trabalhar muito com economias de escala e volumes de produção. O ID.2 terá as respectivas declinações das marcas Cupra e Skoda, o que nos permitirá reduzir os custos e ainda permanecer competitivos. Além disso, haverá várias inovações técnicas, a começar pelas baterias. As baterias serão produzidas internamente em nossa fábrica de Valência."


Volkswagen ID.2: Carro Elétrico Popular


A versão de produção do ID.2 deve compartilhar várias características com o conceito ID.2all, revelado alguns meses atrás. Alguns desses elementos em comum incluem a plataforma MEB Entry, juntamente com um motor elétrico localizado no eixo dianteiro (que proporciona 226 cv de potência no protótipo), bem como uma bateria integrada na plataforma, oferecendo uma autonomia de 450 km.


Além do novo conjunto motriz, a Volkswagen aproveitará sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Travel Assist de última geração e o ParkAssist Plus, que possui a capacidade de aprender várias manobras de estacionamento.


Visão geral do Volkswagen ID.2

A versão de produção do ID.2all apresentará uma estética muito semelhante ao protótipo mostrado nas imagens, com dimensões de aproximadamente 4.050 mm de comprimento, 1.812 mm de largura e 1.530 mm de altura. Seu entre-eixos será de cerca de 2.600 mm. O compartimento de bagagem terá capacidade variável, comportando de 490 a 1.330 litros, dependendo da posição dos assentos. 


O veículo será impulsionado por um motor elétrico potente, capaz de gerar 226 cv de potência, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. A velocidade máxima estimada será de 160 km/h, e sua autonomia chegará a aproximadamente 450 quilômetros de acordo com o padrão WLTP.


Quando chegar ao mercado, prevê-se que o ID.2all seja comercializado por cerca de 25 mil euros (aproximadamente R$ 140 mil, com base na taxa de câmbio atual). A Volkswagen almeja obter números expressivos de vendas e posicionar o veículo de forma altamente competitiva em relação aos seus principais concorrentes. O ID.2all contará com tração dianteira e oferecerá uma autonomia de até 450 km, além de recursos tecnológicos avançados, como o Travel Assist, IQ.LIGHT e Planejador de Rotas para Veículos Elétricos. 


O design será uma nova expressão da identidade da Volkswagen. Ele será construído com base na plataforma MEB Entry e faz parte de uma série de dez novos modelos elétricos que a Volkswagen tem planejado lançar em 2025.