Os aprendizes da Volkswagen não param! Em 2021, foram responsáveis por criar vários protótipos para o renomado Festival de Wörthersee, e um ano depois desenvolveram o ID.5 GTX Xcite, revelado no ID. Meet.3

Esta nova versão de um SUV elétrico da fabricante alemã é de fato um concept car, imaginado por aprendizes da marca durante um ano inteiro. Como o próprio nome sugere, o carro é baseado em um ID.5 GTX, uma versão esportiva do SUV coupé elétrico.

Design fino e dinâmico com excelente aerodinâmica. Isso também se aplica tanto ao novo Volkswagen ID.5 quanto à versão esportiva ID.5 GTX. Estes são os dois novos modelos topo e longo alcance da família ID 100% elétrica da marca. É o primeiro SUV cupê com sistema elétrico modular da Volkswagen. O ID.5 é irmão do ID.4, com quem compartilha a arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB) e o entre-eixos de 2,77m.

O GTX é o modelo de alta performance da gama elétrica da Volkswagen, da mesma linha do GTI, GTS, GLI e GTE. O modelo super futurista já está disponível no mercado europeu e existe a possibilidade de também ser comercializado no mercado brasileiro.

A versão esportiva de topo, o ID.5 GTX, tem tração integral com um motor em cada eixo, entregando uma potência máxima de 299 cv de potência e um binário de 460 Nm. Atinge 0-100 km/h em apenas 6,3 segundos. Sua capacidade máxima é de 180 km/h. Nesta versão o veículo possui autonomia de até 490 km no ciclo WLTP. Em ambas as versões “comuns” (que não são esportivas) do ID.5, o motor posicionado na traseira têm potência de 174 cv e 204 cv.

Equipado com uma bateria totalmente nova de 77 kWh, o ID.5 pode percorrer entre 520 km (versão de menor potência) e 480 km (versão esportiva), cumprindo a classificação completa que a Volkswagen criou como um 'cupê elétrico SUV de longo alcance'. Mais do que merecido.