Desde fevereiro de 2019, quando a Volkswagen introduziu em seu portfólio o T-Cross, que é o primeiro SUV com produção na América do Sul, a montadora VW entrava de vez naquele que viria a ser o futuro do mercado brasileiro.

Mais do que isso: o que viria a ser o segmento automotivo com a maior parcela de crescimento pelos anos subsequentes. E como se vê hoje, três anos depois, a Volkswagen tinha razão. 

Afinal, no portfólio Volkswagen, os SUVs já vendem mais do que os demais carros. Ao fim do primeiro bimestre de 2022, os emplacamentos registraram 8,9 mil T-Cross, 3,8 mil Nivus e 1,6 mil Taos. 

Foram 14,3 mil SUVs Volkswagen comercializados, e 24,6 mil veículos da marca licenciados no País. Ou seja: 58% dos Volkswagen aqui vendidos foram SUV.

O T-Cross foi, também, o Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro no bimestre, à frente do Gol, que tradicionalmente ocupa este posto.

Esta guinada na direção dos SUVs por uma empresa que tem historicamente como símbolo carros extremamente populares dentre os brasileiros, como o Fusca e o Gol, traz efeitos positivos também nos resultados financeiros: a América do Sul registrou lucro no ano passado, revertendo sucessivos anos com prejuízo.

De acordo com o presidente Pablo Di Si na apresentação dos resultados financeiros globais, “2021 foi o ano da virada”. Disse mais o todo-poderoso da marca: “Fechamos com rentabilidade e fluxo de caixa positivos. Graças à melhora do nosso portfólio, aliada à redução dos custos fixos e ao ajuste na capacidade de nossas seis fábricas na região”.

O VW Play, sistema de infotainment desenvolvido pela engenharia local e exportado para setenta países, também colaborou com as finanças locais. Di Si explicou que espera um bom desempenho também em 2022, puxado novamente pelos SUVs e pelas picapes.

Gostou de saber que a Volkswagen tem arrasado quarteirões e feito um sucesso estrondoso no segmento dos SUVs? Ótimo! Agora, que tal conhecer de perto a melhor concessionária Volkswagen do Brasil?

 Venha hoje mesmo à Saga Volkswagen mais próxima de sua casa e faça um test drive no SUV preferido.