Depois de 42 anos no mercado, uma edição hatch de despedida do Volkswagen Gol está programada para o segundo semestre deste ano.

Dessa forma, diferente do previsto inicialmente, o modelo não deve chegar a 2023. O lançamento da edição especial está previsto para ocorrer entre agosto e novembro. 

A previsão inicial é de que a versão de despedida do Volkswagen Gol tenha apenas 1.000 unidades. E o preço deve ficar na faixa dos R$ 100 mil, acima, portanto, do valor do modelo comercializado atualmente.

O Gol completa 42 anos de história no mercado brasileiro em 2022 e soma mais de 8 milhões de unidades produzida. E foi líder de vendas entre 1987 e 2013 – em 2014 perdeu a coroa para o Fiat Palio, que foi sucedido pelo Chevrolet Onix. 

No ano passado, o hatch da Volkswagen saiu de linha na Argentina, após 30 anos e mais de 830 mil unidades vendidas. No país vizinho, o Gol foi líder de mercado por 17 anos.

Detalhes sobre a edição de despedida

Se a Volkswagen já definiu o nome da série de despedida do Gol, ainda não deixou vazar a informação. 

Mas já há alguns dados sobre o modelo. A motorização, por exemplo não deve ter qualquer alteração em relação ao Gol que está em linha. 

Será o propulsor 1.0 combinado a câmbio manual de cinco marchas, que entrega 84 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque com etanol. E com gasolina: 75 cv e 9,7 kgf.m.

Visualmente o Volkswagen Gol de despedida deve receber adesivos de identificação e terá uma única cor a disposição. 

A lista de equipamentos deve ser bem ampla, e contemplar itens como vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, volante multifuncional, central multimídia, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, entre outros.

Quem deve substituir o Volkswagen Gol?

Com a saída do VW Gol de linha, em 2023, o modelo de entrada será o Polo Track. O veículo será um dos novos modelos produzidos na plataforma MQB na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo. 

O caminho é o mesmo que o adotado na Argentina, onde o Polo foi anunciado como substituto do Gol no mês de janeiro.

Outra novidade que a Volkswagen deve apresentar em breve é o Projeto VW 246. O modelo é um pequeno SUV e deverá ocupar o posto de utilitário de entrada, posicionado abaixo de Nivus e T-Cross. 

Apontado diversas vezes como sucessor do Gol, o carro previsto inicialmente para 2024 não deve receber o nome do hatch – por uma questão de marketing, e um indicativo disso é a própria é a série de despedida do hatch.

Mas enquanto o Gol de despedida não chega, deleite-se com o Gol atual. Venha hoje mesmo à Saga Volkswagen mais próxima de sua casa e faça um test drive no modelo.