O mercado automotivo europeu está prestes a receber uma atualização notável com o lançamento da terceira geração do Volkswagen Tiguan 2024. 


Este SUV, que já foi confirmado para retornar ao Brasil, chega ao mercado europeu com um visual renovado e uma série de inovações, incluindo versões híbridas que o tornam mais sustentável do que nunca. 


Neste artigo, exploraremos todas as novidades que fazem deste Tiguan um veículo digno de atenção.

Um visual que combina modernidade e estilo

O novo Volkswagen Tiguan 2024 traz consigo uma transformação visual que o distancia de sua geração anterior. Inspirado no SUV chinês Tayron da VW e na linha de modelos elétricos ID, o Tiguan agora ostenta um design mais encorpado, com linhas arredondadas e uma carroceria alargada. 


Esse redesenho resultou em um SUV que se afasta da seriedade de seu antecessor, adotando um estilo mais descolado e contemporâneo.


Na dianteira, destaca-se uma faixa de LED que une os faróis, os quais agora são mais arredondados e se estendem em direção às laterais. 


Na versão R, o para-choque central em preto adiciona um toque esportivo à aparência do veículo. A traseira apresenta lanternas unidas e elementos retilíneos, contribuindo para a estética moderna do Tiguan.

Dimensões e interior aprimorados

Apesar de utilizar a plataforma MBQ Evo, compartilhada com modelos como Golf, Passat e Audi A3, o Tiguan 2024 mantém a distância entre-eixos da versão anterior, medida em 2,68 metros. 


No entanto, as mudanças mais significativas ocorrem no interior do veículo. A cabine foi completamente reformulada, adotando uma estética muito mais moderna e tecnológica.


O painel apresenta traços inovadores, com saídas de ar distintas, um quadro de instrumentos sofisticado e uma central multimídia generosa de 15 polegadas. A iluminação interna também se destaca, especialmente na área do passageiro dianteiro, com gráficos iluminados. 


A inclusão de botões físicos no volante, controles deslizantes de temperatura retroiluminados e uma alavanca de câmbio com um controlador giratório e tela embutida aprimoram ainda mais a experiência dentro do Tiguan.

Motorização híbrida plug-in e outras opções

Uma das maiores novidades do Tiguan 2024 reside sob o capô. Este SUV está disponível em duas versões híbridas plug-in, ambas equipadas com um motor 1.5 turbo que oferece uma potência combinada de 201 cv ou 272 cv.


Essas versões híbridas são alimentadas por um motor eTSI e contam com baterias de 19,7 kWh que proporcionam uma impressionante autonomia elétrica de até 100 km.


Além das versões híbridas plug-in, uma configuração de eletrificação leve também estará disponível, equipada com um motor 1.5 turbo e um pequeno motor elétrico que melhora o desempenho e a economia de combustível. Isso oferece opções de potência de 130 cv ou 150 cv.


Para aqueles que preferem opções não eletrificadas, o Tiguan 2024 oferece duas versões a combustão com tração 4x4, ambas equipadas com o motor EA888 2.0, que pode fornecer 204 cv ou 265 cv. 


O sistema de amortecedores adaptativos DCC Pro, visto anteriormente no Passat, também está disponível como opcional, proporcionando maior conforto e controle ao motorista.

Conclusão

O novo Volkswagen Tiguan 2024 é uma evolução notável de um SUV já consagrado. Seu design contemporâneo, interior tecnológico e variedade de opções de motorização, incluindo versões híbridas plug-in, o tornam uma escolha atraente para quem procura um veículo versátil e mais sustentável. 


À medida que a Volkswagen continua a inovar, podemos esperar que o Tiguan desempenhe um papel importante na revolução automotiva rumo a um futuro mais verde e sofisticado.