Volkswagen e Siemens investiram a grandiosa quantia de dinheiro em uma empresa com foco em carregamento elétrico para o mercado automotivo e, em julho, a montadora alemã começou a testar um novo sistema de armazenamento de energia usando baterias usadas.A estação, ou Power Storage Container (PSC), é equipada com 96 módulos de células de reciclagem que fornecem 570 kWh de energia.

A iniciativa, segundo a própria VW, visa encontrar soluções viáveis e sustentáveis para o reaproveitamento de baterias velhas que perderam parte de sua carga antes de serem recicladas.

De acordo com um comunicado da marca, “A vantagem é que a infraestrutura pode ser construída em praticamente qualquer lugar, mesmo em locais com uma rede de baixa capacidade”. Informa ainda, “O PSC permite fornecer grandes quantidades de energia em um curto espaço de tempo sem sobrecarregar a rede elétrica”.

Localizada na fábrica de Zwickau, na Alemanha, a estação de teste em questão suporta até quatro carregadores rápidos de 150 kW. A Volkswagen também afirma que seus tanques de armazenamento de energia podem cumprir um papel chave no fornecimento de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em zonas nas quais as redes elétricas são reduzidas.