Ao passar dos dias podemos ver o resultado de tanto esforço das montadoras de veículos para liderar a indústria automotiva movida a bateria. Para ganhar mais vantagem nessa corrida, a Volkswagen anunciou que até 2030 todos os carros de sua linha esportiva, a R-Line, serão elétricos.

Com esta decisão, a VW antecipa em cinco anos seus planos de encerrar a produção e venda de veículos com motores de combustão interna.

Reinhold Ivenz, diretor da VW R, declarou em comunicado: “A fim de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica até ao final da década, estamos dando os passos necessários para a transformação que se concretize. Os produtos globalmente bem-sucedidos da Volkswagen R fazem parte deste emocionante processo de mudança e irão representar, no futuro, uma mobilidade elétrica sustentável”.

Ao que tudo indica, os SUVs ID.4 e ID.5 são grandes candidatos a serem os primeiros R movidos sem combustível líquido. Em seguida, a marca alemã deverá lançar as versões elétricas de modelos como Golf R, Passat R e Tiguan R.

Ainda de acordo com a empresa, esse é um movimento gradual que busca estar “transformando o portfólio, com vários modelos R elétricos planejados”. Desta forma, alguns modelos continuarão a queimar combustível por algum tempo.

As ambições da marca alemã são ousadas. A meta é tornar a linha R sinônimo de desempenho elétrico para a próxima década. Observe que os modelos híbridos permanecerão nos planos da Volkswagen para os próximos anos.