A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o início da produção em série do Volkswagen e-Delivery, que é o caminhão elétrico que foi 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado no Brasil.

Este modelo está em produção em Resende (RJ), tornando-se a primeira fábrica do país com montagem em larga escala de veículos zero emissões e compartilhando, vale dizer, a mesma linha de produção dos caminhões a diesel (para maior eficiência e redução de custos). 

Sobre esta novidade, Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, declarou: "Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país".

O investimento da VWCO - Volkswagen Ônibus e Caminhões foi relevante, da ordem de R$ 150 milhões no desenvolvimento e no complexo produtivo do e-Delivery. Isso possibilitou a criação de uma nova área de cerca de 1.000 m² dedicadas exclusivamente à eletrificação: o e-Shop, que na prática é coração da montagem elétrica, o espaço dedicado em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados.

O centro de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.

A VWCO destaca ainda que a produção do caminhão elétrico e-Delivery se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela empresa em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine.

Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para a programação dos robôs.

E aí, gostou de saber desta novidade incrível da chegada do caminhão elétrico da Volkswagen? Maravilha! Visite hoje mesmo a Saga Volkswagen e veja de perto todos os modelos disponíveis para test drive. Venha e experimente as nossas tantas opções.