Ao preço de uma Ferrari, com exemplares à venda por 130 mil euros (R$ 675 mil) ou até mais do que isso - dependendo da quilometragem e do estado de conservação, o VW XL1 é um cobiçado item de colecionador, exposto até em museus.


Este modelo incrível, e caro, surgiu há oito anos, antes de o dieselgate ser revelado, sendo capaz de fazer mais de 100 Km/L. É um carro de produção altamente limitada.


É importante dizer que o VW XL1 teve apenas 250 unidades fabricadas, com destinação apenas ao mercado europeu, sendo mais raro, portanto, que a grande maioria dos modelos da já comparada Ferrari.


Obviamente, a pequena quantidade de exemplares disponíveis ajuda a explicar a alta valorização. Este, porém, não é o único motivo. Vale observar que o visual parece ter saído do desenho "Os Jetsons".


Este VW XL1 é, até hoje, o modelo da Volkswagen a combustão mais eficiente da história. Ele tem muita tecnologia para conseguir rodar tanto com tão pouco.


Primeiramente, o XL1 é hibrido do tipo plug-in: combina um frugal motor turbodiesel de 0,8 litro e dois cilindros com outro elétrico, para juntos renderem modestos 69 cv de potência e 14,3 kgfm de torque - enviados para as rodas traseiras por meio do câmbio de dupla embreagem e sete marchas.


No modo totalmente elétrico, a autonomia é de 50 km. No híbrido, em tese o pequeno tanque de dez litros é suficiente para rodar 1.000 km. Ou seja: performance de carro esportivo não é com ele e, sim, economia de combustível.


A carroceria e o chassi são feitos de fibra de carbono, material resistente, leve e caro - geralmente restrito a automóveis de competição ou modelos de passeio de alto desempenho. 


Pesando apenas 795 kg, o XL1 possui coeficiente aerodinâmico de apenas 0,19 cx e pneus superfinos. A preocupação da fabricante em reduzir ao máximo a resistência ao ar inclui detalhes inusitados há quase uma década, como câmeras no lugar dos retrovisores externos - a imagem é exibida em pequenas telas coloridas embutidas nas portas abertas para cima.


Conte-nos: se você pudesse e o modelo estivesse disponível no Brasil você compraria um VW XL1?


Enquanto isso não é possível, que tal conhecer um dos modelos disponíveis na Saga Volkswagen? Clique aqui e fale conosco. Agende sua visita.