Volkswagen ID.Buzz: Uma Kombi inovadora e elétrica.

Será que Ben Pon sabia que estava criando um conceito que seria adorado por toda a eternidade? A Kombi, criada na Alemanha em 1949 no período pós-guerra, ganhou fãs por todo o globo, marcou gerações e se tornou um ícone mundial, reverenciado por sua robustez, economia e praticidade.


Apesar de ter deixado a linha de produção no Brasil em 2013, carinhosamente chamada de ‘Velha Senhora’, a van ganhou uma versão elétrica e um novo nome anunciados em 2021. Porém, só agora teve seus valores revelados. 


Para os colecionadores e fãs, os preços salgados assustam. 


A moderna e inovadora geração da Kombi atende pelo nome de ID. Buzz vem da família ID da marca alemã e assim como sua antepassada é apresentada em duas versões: para passageiros e para cargas. 


A versão Buzz Cargo foca mais no transporte de mercadorias, com apenas três assentos na frente e oferece 3.900 litros de volume. Enquanto a Buzz oferece espaço para 5 passageiros, comportados com conforto de outro mundo, e uma capacidade de 1.121 litros.


Vale ressaltar que a versão para passageiros pode ter seus bancos regulados de acordo com o gosto dos usuários e a necessidade de mais espaço para bagagem. Futuramente o modelo contará com versões com três fileiras e espaço para 7 passageiros.


Como sua antepassada ainda tem opções de pintura como a nostálgica saia e blusa, em dois tons. Não é exatamente a mesma que carregava 10 passageiros ou tinha espaço assombroso para cargas, mas a proposta ainda é a mesma: uso misto do transporte de pessoas e mercadorias.



Autonomia


O problema de autonomia que ronda os veículos elétricos com certeza foi sanado, já que a ID. Buzz, em suas duas versões, tem capacidade de rodar 500 km com apenas uma carga de bateria completa.


A nova geração da ‘Velha Senhora’ tem motor elétrico de 204 cv de potência e 31 kmfg de torque. Além de contar com carregamento bidirecional, capacidade Plug & Charge e velocidade máxima limitada eletronicamente de 145 km/h.



Quanto é preciso investir?


Por enquanto, a nova Kombi estará disponível apenas na Europa, iniciando suas vendas em seu país de origem, Alemanha. Para garantir a ID.Buzz na garagem é preciso desembolsar um total de € 64.581 que equivale a mais de R$ 337 mil. 



E aí, você daria chance para a nova geração da Kombi? Apesar do caro investimento, a experiência Volkswagen é inovadora, completa e vale super a pena.